terça-feira, 8 de abril de 2008

A parábola dos pescadores sem peixes

Autor desconhecido

Era uma Associação de Pescadores, que viviam no meio de rios e lagos, cheios de peixes famintos. Eles se reuniam regularmente para discutir sobre o chamado para pescar, a abundância de peixe e a emoção de pegar peixes. Ficavam muito animados com o assunto da pescaria.

Alguém sugeriu que o grupo precisava de uma filosofia de pesca. Assim, cuidadosamente, definiram e redefiniram a pesca e o propósito da pescaria. Desenvolveram estratégias e táticas. De repente perceberam que haviam começado de trás para frente – haviam se interessado pela pescaria do ponto de vista do pescador, e não do ponto de vista do peixe. Como o peixe vê o mundo? Como vê o pescador? O que e quando o peixe come? Era importante entender essas coisas. Por isso, iniciaram estudos e pesquisas. Participaram de conferências sobre a pescaria. Muitos viajaram a lugares longínquos para estudar diferentes tipos de peixes, com diferentes hábitos. Alguns obtiveram Ph.D. em piscicultura.

Contudo, ninguém havia ido pescar. Formou-se, então, um comitê para enviar pescadores. Havia muito mais lugares propícios para pescar do que pescadores. Por isso, o comitê precisava determinar prioridades. A lista de prioridades foi colocada em quadros de avisos em todos os salões da Associação.

Mas, como antes, ninguém estava pescando ainda. Foi feita uma pesquisa para saber por quê. A maioria não respondeu ao questionário, mas, entre os que responderam, descobriu-se que alguns se sentiam chamados para estudar a pesca, outros para fornecer equipamentos de pesca e outros, ainda, para encorajar os pescadores. E, com tantas reuniões, conferências e seminários, simplesmente não tiveram tempo para pescar.

Jacó era novato na Associação de Pescadores. Depois de uma reunião muito animada, ele foi pescar. Fez algumas tentativas, pegou o jeito e conseguiu pegar um lindo peixe! Na reunião seguinte, ele contou sua história e foi elogiado pelo sucesso. Acabou sendo convidado para falar em todos os núcleos da Associação e contar como havia sido a sua pescaria. Assim, com tantos compromissos e por ter sido eleito para a diretoria da Associação, Jacó nunca mais teve tempo para pescar.

No entanto, não demorou muito e ele começou a se sentir intranqüilo e vazio. Teve saudades da pesca propriamente dita, de sentir o puxão no anzol. Assim, decidiu deixar a diretoria da Associação, bem como os demais compromissos com os núcleos, e convidou um amigo para ir pescar com ele. Os dois foram – sozinhos – e pegaram peixes.

Os membros da Associação de Pescadores eram muitos e os peixes eram abundantes. Mas os pescadores continuavam sendo muito poucos.

Fonte: Ultimato

14 comentários:

pedro aurelio disse...

Olá querido irmão/ A e com muita alegria que encontro mais um blog a ser dedicado a este grande Deus, gostai muito da forma que o querido/a irmão fez o seu blog esta muito criativo e bem construído que Deus continue abençoar este grande trabalho.
Querido irmão/A também tenho um blog meu qual chamo o oficial gostava muito de que o irmão/a visse e deixa-se uma opinião, e muito importante para que eu possa cada vês fazer melhor o endereço do blog e este que passo a mencionar.

Irmão me Ajude a divulgar este trabalho, para que Deus possa ser Louvado glorificado exaltado como ele e digno por pode atingir muitas almas .

O Irmão se tiver entrecado me deixar o seu contacto de Email para que eu posso enviar um Email a disser que foi actualizado.

Irmão esta no blog um formulário sempre que desejar deixar um comentário ai o no texto , a escolha e vossa.

http://pedroaurelio.blogs.sapo.pt/
Querido / O Irmão será que posso mencionar o seu blog no meu

Que Deus a abençoe ricamente a sua vida e dos seus, fique com a paz do Sr.

Neste BLOG você encontrará uma variedade de estudos e diversos textos baseados na Bíblia Sagrada.

Com o objectivo de proporcionar um maior entendimento e aprofundamento da Palavra de Deus.
Disponibilizamos varias áreas ministeriais. Além disso a muitos artigos que lhe serão úteis no dia a dia.

Anchieta Campos disse...

Caro irmão Alan, a paz do Senhor.

Ótima artigo que nos leva a refletirmos sobre a nossa atuação como pescadores de almas para o Reino de Deus.

Muitas vezes adquirimos grande conhecimento teológico e respeito eclesiástico, mas esquecemos de realizar a nossa segunda maior missão (já que a primeira é adorar a Deus), que é de levar o Evangelho de Cristo para aqueles que ainda não o conhecem.

Abraços fraternos!

Anchieta Campos

Dé Nascas disse...

Irmão(a), que postagem interessantissima e esclarecedora. Parabéns e continue firme neste trabalho de proliferar a palavra de Deus. Conto com vossa visita no meu blog EUQSEI: www.euqsei.uniblog.com.br. Nele tb há mensagens edificantes e de reflexão baseados na Palavra de Deus. Conto com vossa visita e comentário. Mta paz!

Gospel Músicas disse...

Olá Amigo!

Sou do Gospel Músicas-> http://gospelmusicas.blogspot.com/. Meu blog foi bloqueado, por isso criei um novo. Vc's poderia atualizar o endereço?

http://gospelmusicasforever.blogspot.com/

O Antigo será deletado.

um abraço

bless disse...

Realmente esta história nos leva a pensar!...Antes de tudo na simplicidade de Jesus e sua obra.Valeu irmão.Fica na paz.
Daniela

Pastor Geremias do Couto disse...

Excelente parábola!

Parece que esse é o retrato da maioria de nós. O que temos de discursos sobre como "pescar" já era para termos o maior avivamento de almas de nossa história.

Quem sabe o projeto Minha Esperança seja o resgate dessa apreciada tarefa que não deveria ser jamais relegada.

Abraços, meu irmão!

Pr. Geremias do Couto

gabrielfelix disse...

Uma benção o seu blog. Vamos trocar links? Paz do Senhor Jesus

cursos de teologia disse...

A Paz do Senhor amado...

Parabéns pelo espetacular e excelente blog!

Um abraço fraternal!!!

Thereza Christina disse...

Oi Alan,
Gostei muito deste post. Ele faz a gente meditar a quantas anda a nossa "pescaria". Um abraço
Thereza

Edcleyton Souza disse...

Paz amado! Seu blog está uma benção. E te peço pra fazer uma visita no meu blog. Tem um conteúdo evangelico bem interessante. Deus te Abençoe mais e mais a cada dia... Fica na paz!

Danilo Fernandes disse...

Vi o link de seu blog no blog de um amigo. Vim conhecer e gostei. Vou segui-lo a partir de agora. Se tiver oportunidade, visite o meu também.

Graça e Paz

Danilo

http://genizah-virtual.blogspot.com/

Moderador Gospel Músicas disse...

Caro amigo,

O Gospel Músicas Forever foi deletado pelo blogger.

O nosso novo endereço é: http://www.gospelmusicasforever.net/ . Você poderia atualizar o link?

PS: não consegui deixar mensagem no seu Cbox.

Um grande abraço

Frank disse...

Gostaria de parabenizar pela qualidade dos textos deste blog.

Siga em frente meu irmão. Saiba que navegar por este blog contribuiu muito para utilizarmos esta ferramenta para o trabalho aqui no Rio de Janeiro.

www.blogpalavradopastor.blogspot.com.

Grande abraço

claudiopimenta disse...

ei varao conhece algum site de organissao missionaria que trina obriros locais ?